Foto: Lucas Amorelli (Arquivo Diário)
A falta de estoque no Banco de Sangue que abastece o Hospital de Caridade de Santiago (HSC) obrigou a direção a suspender todas as cirurgias no local. A medida foi tomada ontem de manhã, e a previsão é que dure até o meio-dia de hoje.
Ministério da Educação libera R$ 190 milhões para universidades e institutos federais
A boa notícia é que, depois que a situação foi divulgada, o hospital recebeu contato de várias pessoas interessadas em fazer doação.
Segundo a diretora técnica do HCS, Sônia Nicola, é a primeira vez em 76 anos que o hospital precisa adotar essa medida. Ainda segundo ela, foi necessário suspender as cirurgias por causa do esvaziamento do estoque no final de semana, quando seis feridos em um acidente em Unistalda precisaram de transfusão.
- Esperamos normalizar a situação, pois não há para onde transferir os pacientes. Já reagendamos duas cirurgias. Embora sejam cirurgias graves, não temos o que fazer, pois precisamos de sangue - ressaltou Sônia.
A direção faz um apelo à comunidade para que ajude a repor o estoque do Banco de Sangue do Laboratório Tuiuti, que abastece o hospital.
As doações podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 9h às 11h20min, e das 13h30min às 16h20min. Há necessidade de repor todos os tipos sanguíneos.
Festival de cinema estudantil debate inclusão e educação em Santa Maria
O QUE É PRECISO PARA DOAR
- Ter boas condições de saúde
- Levar documento oficial de identidade com foto
- Ter idade entre 16 e 69 anos. Pessoas com menos de 18 anos precisam de autorização de pais ou responsáveis legais e, com mais de 61 anos, não podem doar se for a primeira vez
- Pesar 50 quilos ou mais
- Não estar em jejum
- Ter dormido pelo menos 4 horas antes da doação
- Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas antes da doação
QUEM NÃO PODE DOAR
- Quem tem Doença de Chagas ou malária
- Portadores de hepatite após os 10 anos de idade
- Portadores dos vírus da Aids, da hepatite C, da hepatite B e HTLV
- Usuários de drogas injetáveis
- Também são impedidos de doar, temporariamente, pessoas gripadas ou com febre; grávidas, mulheres antes de 90 dias após parto normal ou 180 dias após cesariana, quem fez tatuagem ou acupuntura nos últimos 12 meses e quem teve exposição à Aids